Secretaria de Saúde de Matões realizou várias ações durante a Campanha do Outubro Rosa

13/11/2019

A Prefeitura de Matões, por meio da Secretaria de Saúde realizou em todas as Unidade Básicas de Saúde, e durante todo o mês de Outubro a Campanha "Outubro Rosa", com a realização de várias ações em prol das mulheres do município.

Todos os anos desde que foi iniciado a campanha do Outubro Rosa, sempre o objetivo é de fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama e de colo uterino, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

E para encerrar a campanha, aconteceu na última quinta-feira (31), na Unidade Básica de Saúde do bairro Matadouro, na sede do município.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica de Matões, a Enfermeira Fabricia Ribeiro, a campanha iniciou nos primeiros dias do mês de outubro e se estendeu com diversas atividades realizadas pelas enfermeiras e demais profissionais em todas as 11 (onze) equipes de saúde da família tanto na zona rural como na zona urbana.

No encerramento da campanha, houve consultas médicas, citologia, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hebatite B e C, além de palestras que foram proferidas enquanto as mulheres aguardavam para o seu respectivo atendimento.

A palestra foi proferida pela Enfermeira Suzana, que fez uma explanação sobre o autoexame que as mulheres devem fazer parar detectarem alguma anomalia em seus seios e assim poderem procurarem um posto de saúde mais próximo para relatarem o fato e assim solicitarem exames.

Já o Dr. Romenig Moura, em sua apresentou, falou a todas as mulheres presentes, os sintomas e as precauções que as mulheres tem que ter para cuidarem mais ainda de sua saúde, e disse que a prevenção é o melhor remédio.

A usuária do SUS no município a senhora Rosilene, disse que todas as mulheres devem ter a consciência de se cuidarem e procurarem um médico antes que a doença venha a atingir, e finalizou dizendo que ela faz a parte dela e que todas devem fazer também, disse Rosilene.