Reforço na segurança dos Timonenses: Luciano Leitoa fará entrega de dez viaturas novas para o patrulhamento da PM nos bairros de Timon

25/10/2019

A partir desta sexta-feira (25), os bairros de Timon contarão com mais um reforço na segurança. Será lançado, a partir das 7h30, em frente à Prefeitura, o Projeto Patrulha do Bairro e o marco será a entrega de dez viaturas, que vão circular 24 horas por dia, reforçando o patrulhamento preventivo e ostensivo da cidade. O projeto passa a existir no município graças ao convênio entre a Prefeitura de Timon e a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e vai garantir ainda mais a queda dos índices de criminalidade.

O prefeito Luciano Leitoa foi pioneiro em propor ao Governo do Estado o convênio, a fim de trazer o projeto para a cidade e dar mais segurança ao timonense. A entrega das viaturas representa o aumento da cobertura do policiamento em áreas específicas de Timon, abrangendo zonas de intenso fluxo de pessoas, bens e serviços e as consideradas de risco.

O Patrulha do Bairro será executado por policiais do 11º Batalhão de Policia Militar (11ºBPM). Cada viatura contará com três policiais durante o patrulhamento. Em contrapartida, a Prefeitura de Timon vai disponibilizar recurso financeiro para custeio de despesas com combustível, plotagem e manutenção dos veículos e vai garantir ainda o repasse de gratificação aos policiais destinados a trabalharem no projeto.

Além de representar maior segurança para as comunidades, o convênio permite ainda, na forma da lei, o pagamento de gratificação extra aos policiais militares que forem mobilizados para a execução do Patrulha do Bairro. Isso porque o Governo do Maranhão, por intermédio da Assembleia Legislativa, criou a Gratificação de Complementação de Jornada Operacional para policiais militares através da Lei 11.126/2019.

"Com isso, esses PM serão contemplados com uma gratificação por trabalhar em horário de folga, evitando que eles procurem serviços informais. Eles vão trabalhar de maneira formal e organizada, para prestar o melhor serviço à população de Timon", explica o Comandante do 11ºBPM, Tem. Cel. Ribeiro.

A solenidade de entrega das viaturas e lançamento do projeto vai contar com a presença do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Noleto, o deputado estadual Rafael Leitoa, o Comandante do 11ºBPM, Tem. Cel. Ribeiro, dentre outras autoridades municipais e estaduais.

O prefeito Luciano Leitoa(foto abaixo)usou a rede social para explicar o projeto e convidar os Timonense

Foto de arquivo
Foto de arquivo

Amanhã (25/10) nosso evento está marcado para começar pontualmente às 7h30, em frente à Prefeitura. Gostaria de contar com sua presença, pois esse é um projeto que conseguimos aprovar na Assembelia, sendo sancionado pelo governador Flávio Dino, possibilitando que as prefeituras, além de ceder os carros, possam, na forma da lei, garantir pagamento de gratificação extra aos policiais militares que forem mobilizados para a execução do Patrulha do Bairro. Com isso, os policiais serão contemplados com uma gratificação por trabalhar em horário de folga, mesmo nesse momento de crise, aumentado assim o efetivo e a presença ainda maior da polícia em nossa cidade no combate à violência. Trabalhei esse projeto na assembleia alguns meses atrás com o deputado Presidente Othelino Neto e o deputado Rafael e conseguimos a aprovação e, agora, se torna uma realidade.

Timon será a primeira cidade do Maranhão a fazer esse tipo de convênio. Imagine, você, além das viaturas e policiais que temos hoje, teremos ainda mais policiais e mais viaturas na cidade , isso irá reduzir significativamente a ação de vândalos e de pessoas comentendo crimes em nossa cidade . Por isso, sua presença é importante. Estarão presentes, além do deputado Othelino Neto, o deputado Rafael e outros deputados estaduais, o coronel Ribeiro, que é o comandante da Polícia Militar em Timon, o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, vereadores, líderes comunitários e o senador WEVERTON ROCHA .

Por isso, sua presença é muito importante .