Procon recebe denúncias e notifica supermercados em Timon; preços "abusivos "

25/07/2020

Foto: Coordenadoria de Comunicação da PMT
Foto: Coordenadoria de Comunicação da PMT

Durante a pandemia o setor de alimentação foi um dos que menos sentiu os efeitos negativos do isolamento social. Porém, esse foi o setor que mais motivou denúncias no Procon em Timon, por parte dos consumidores.

E foi com base nesse volume de queixas, que uma ação de fiscalização iniciada no município identificou que vários estabelecimentos do setor de alimentação estavam praticando valores acima do previsto em itens que compõem a cesta básica.

A infração foi constatada pelos fiscais, principalmente, nos supermercados de maior porte da cidade. É preciso frisar que o objetivo desse trabalho é acompanhar a variação de preços e ao mesmo tempo combater o aumento abusivo dos alimentos, que fazem a mesa do brasileiro.

Foto: Coordenadoria de Comunicação da PMT
Foto: Coordenadoria de Comunicação da PMT

"Notificamos esses estabelecimentos, para que apresentem informações sobre o preço de comercialização desses produtos e existem prazos e multas definidos para isso. Todos os estabelecimentos que foram notificados precisam apresentar as notas fiscais de compras feitas antes e durante a pandemia. Uma forma de comprovar se os lojistas estão praticando preços abusivos ou apenas repassando o reajuste aplicado pelos fornecedores". Conclui Ana Lúcia Carvalho, coordenadora do Procon em Timon.