Presidente da FMF revela detalhes de reunião com CBF e descarta a possibilidade de retorno das atividades do futebol no mês de maio

30/04/2020

O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, revelou detalhes da reunião que federações e CBF tiveram para discutir o retorno das atividades do futebol. Américo revelou que houve o que chamou de "sugestão" por parte da CBF para recomeço gradativo em maio, porém, a possibilidade foi rechaçada por algumas federações, inclusive a FMF.

- Eram 54 pessoas entre os mais diversos representantes. Houve uma sugestão da CBF, dizendo que a casa civil havia sugerido reiniciar o futebol com o registro de atletas, treinamentos no dia dois agora de maio, no sábado. E que os jogos começariam no dia 16 e 17 de maio. Eu pedi a palavra e expliquei a ele que aqui no Maranhão havia uma discordância de entendimento entre o presidente da república e o governador do estado, que existiam decretos estaduais, os estádios do Maranhão são do poder público, estadual ou municipal, expliquei que o momento de pico está sendo previsto para maio, estamos com problemas de novos casos a cada dia e que não haveria nenhuma possibilidade de atendermos a esse chamado. Como nós fazemos parte de uma estrutura nacional, obviamente que os campeonatos nacionais só vão poder iniciar após a conclusão ou o início dos estaduais. Houve um apelo muito forte do presidente (da CBF) e disse a ele da impossibilidade da gente fazer isso. Outros presidente se posicionaram neste sentido também, outros até me ligaram depois da reunião - disse Américo.

O presidente da FMF chegou a ir além. Para ele não só é impossível o retorno em maio como não é viável fazer qualquer previsão.

- É difícil fazer uma previsão aqui para o Maranhão. Muito! Acho muito importante para economia e para o futebol que as atividades retornem o mais urgente possível para sobrevivência do nosso futebol, mas o mais importante é a vida de todos - finalizou.

O Campeonato Maranhense foi suspenso ainda na primeira fase, com duas rodadas a serem encerradas. Além disso a competição tem, segundo regulamento, uma segunda fase, semifinal e final. No calendário do Maranhão ainda existem previstas outras duas competições profissionais: à Série B do Maranhense e a Copa FMF.

Em relação a participação dos clubes maranhense nas competições nacionais quatro clubes estarão envolvidos. O Sampaio na Série B, o Imperatriz na Série C e Juventude e Moto Club na Série D.

Fonre: G E Maranhão