Polícia alerta para “pateta” das redes sociais que induz crianças ao suicídio

25/06/2020

Segundo a delegada da Polícia Civil, Fernanda Lima, um novo fenômeno perturbador vem correndo na internet. Perfis na rede social Facebook, estão sendo criados com o nome "Jonathan Galindo", que tem assustado crianças e adolescentes, espalhado mensagens de terror com conteúdo suicida, explica ela em publicação nas redes sociais.

O perfil usa fotos que remetem ao personagem Pateta, da Disney, e estaria fazendo desafios como enviar vídeos, textos, áudios e até mesmo chamadas de vídeo, que poderiam influenciar crianças e adolescentes à práticas suicidas.

Inicialmente, o perfil teria surgido em 2017, em países de língua espanhola, porém estaria migrando para o Brasil.

O alerta, explica a delegada, foi emitido pela Polícia Civil de Santa Catarina e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado. A orientação é que os pais observem mudanças no comportamento das crianças e monitorem o que elas consomem na internet.

Não é a primeira vez que o uso das redes sociais se torna uma ameaça para os pais. Em 2017, o desafio da Baleia Azul, surgido em uma rede social russa, viralizou entre jovens e foi associado à onda de suicídios entre crianças e adolescentes.

Fonte: O IMPARCIAL