O nosso projeto é continuar trabalhando pelo Maranhão, diz a prefeita Maura Jorge de Lago da Pedra, em entrevista concedida ao Galo

26/12/2016

A prefeita da cidade de Lago da pedra, Maura jorge, ,concedeu entrevista ao Galo e falou de seus oitos anos a frente da prefeitura.O que mudou na cidade com a sua administração, como tem sido a relação entre ela e o governador Flavio Dino, os passos que a mesma vai seguir após deixar a prefeitura dia 31 deste mês, além de outros assuntos referentes a sua gestão.

Confira abaixo a entrevista da prefeita Maura Jorge concedida ao Galo

Galo>Prefeita qual a real situação que a senhora encontrou o município quando assumiu a prefeitura e em que situação a senhora deixa Lago da Pedra?

Maura Jorge>A palavra de Deus nos afirma que para tudo há um tempo. E assim fizemos como Neemias, os primeiros passos foram de reestruturação, de todos os segmentos administrativos, até porque não encontramos nada, nem equipamentos, materiais, e nem memória documental ou financeira. A escolha da equipe foi outro passo importante, para que todos tivessem um mesmo propósito e empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro.

Com a casa sendo estruturada, equipe coesa, foi chegando o momento de colocarmos o discurso em prática, buscando meios, parcerias em todas as áreas para que com a união de forças levássemos ações e desenvolvêssemos projetos de encontro com as necessidades do nosso povo, dando-lhes dignidade, qualidade de vida e cidadania. Hoje olhando para o nosso começo, louvo a Deus por me permitir ser esse instrumento de transformação de vidas e de desenvolvimento da nossa querida Lago da Pedra.

Galo,Nesse momento de crise que passa o Brasil como tens feito para que a máquina administrativa continue a funcionar?

Maura Jorge>Não tem sido fácil. Tivemos queda no FPM, ausência de parcerias com o Estado e algumas obras federais paralisadas, tudo isso gera um clima de instabilidade e afeta diretamente a gestão municipal. Mas graças a Deus, conseguimos traspor esses obstáculos com muita criatividade, força de vontade, corte de gastos e apoio dos funcionários e do nosso povo, que entenderam e foram agentes colaboradores para que Lago da Pedra continuasse se desenvolvendo mesmo em meio a esse momento crítico em que vive o pais.

Galo>Quais foram as maiores dificuldades encontradas pela prefeita durante sua gestão na cidade?

Maura Jorge>Manter a prefeitura equilibrada, pois como falei anteriormente, encontramos a casa completamente sucateada, o que demandou tempo para reestruturarmos o município, logo após veio o princípio da crise, em sequência a transição do governo estadual, cuja atuação do atual não contempla nosso município e por fim o agravamento da crise em todo o pais. O somatório desses fatores foi de fato nosso maior obstáculo.

Galo>Como foram tratados os servidores da prefeitura na gestão Maura Jorge?

Maura Jorge, com respeito, valorização e carinho. Implantamos o plano de cargos e carreira, realizamos concurso público, cursos de capacitação com parcerias com Sebrae e Senac, Tivemos imprevistos, devido a instabilidade nacional, mas que foram naturalmente compreendidos pelos mesmos, que reconhecem nosso emprenho e dedicação na busca de valorizá-los, pois entendo que só se pode ter uma gestão eficiente com profissionais motivados.

Galo>Em muitas das inaugurações de obras na cidade se presenciava a presença de muitos moradores e algumas delas uma multidão, algo que não acontece em muitos municípios do Maranhão, a que se deve essa grande popularidade da prefeita Maura Jorge?

Maura Jorge>Primeiro o reconhecimento da superioridade de Deus em minha vida, entendo que sem Ele nada sou. Aprendi também a me colocar no lugar do outro, sempre tratando o nosso povo com amor, carinho e gratidão, pois são merecedores, além do mais, temos uma equipe maravilhosa, que contribuiu decisivamente para nosso sucesso a frente do município de Lago da Pedra. As pessoas veem a Maura Jorge como uma cidadã comum, do povo, e realmente essa sou eu, eu gosto do calor humano, então passam a me ver, não somente como figura política, mas como mãe, irmã, amiga. Acredito que essa seja a motivação dessa popularidade, pois o sucesso não é da Maura, é de um grupo, de um povo que sonha com dias melhores.

Galo>Em que situação a senhora vai deixar a Educação, a saúde e infraestrutura de Lago da Pedra, quais foram os principais investimentos nessas importantes áreas?

Maura Jorge>Infraestrutura

Pavimentação de bairros e avenidas do município, construção de pontes, kits sanitários, duplicação de avenida, criamos o sistema de municipalização do trânsito, perfuração de poços artesianos com distribuição de água nos povoados, reformamos mercados, centro de abastecimento, estádio de futebol, construção de centro cultural, construímos a sede da câmara municipal, construímos e entregamos quase mil casas populares, recuperamos as estradas vicinais que ligam município ao interior, pavimentamos as ruas do povoado três Lagos, fortalecendo o vínculo com as comunidades através de uma política incentivadora da permanência no campo. Estamos deixando também em fase conclusiva o portal de entrada do município, que sem dúvidas será um dos mais bonitos do maranhão. Dentre tantas outras obras que deixaria a resposta extensa, caso elencássemos.

Saúde                                                                                                                        Reformamos e ampliamos o hospital municipal Serra de Castro, fizemos a aquisição de novos e importantes equipamentos, como raio-x, ultrassom e principalmente aparelhos para o centro cirúrgico, o que permite a realização de importantes cirurgias no nossos município, vale ressaltar que o hospital de Lago da Pedra atende também outros municípios vizinhos que não dispõem de saúde como a nossa, construímos dezenas de unidades básicas de saúde, todas equipadas, fomos pioneiros na implantação de projetos preventivos, como o "saúde do homem" onde Lago da Pedra foi o primeiro município no Brasil a desenvolver atendimento de saúde voltado exclusivamente para o homem, além de forte capacitação dos nossos profissionais que atendem com eficiência nossa sede e povoados.

Educação

Construímos 14 escolas, reformamos e ampliamos outras 55 escolas, realizamos capacitação continuada dos profissionais, entregamos anualmente, materiais escolares aos alunos, reforçamos a merenda escolar, entregamos dezenas de ônibus, contemplamos unidades educacionais com geladeiras, freezer, ar condicionado, ventiladores, carteiras, mobília completa, avançamos no IDEB, tendo o reconhecimento do MEC, e já estamos dois anos à frente da meta estipulada pelo órgão, com relação à qualidade do ensino fundamental.

Galo>Como tem sido a relação entre prefeitura e governo do estado?

Maura Jorge>Infelizmente, não podemos dizer que há uma boa relação com o governo, uma vez que as demandas do município de Lago da Pedra não estão sendo atendidas, até mesmo repasses do governo anterior não foram liberados, penalizando nosso município por questões puramente partidárias.

GALO>O que mudou depois daquele episódio entre a senhora e o governador Flavio Dino?

Maura Jorge>Pessoalmente, nunca tivemos proximidade. Durante o período eleitoral estivemos em lados opostos, mas, assim como todo o maranhão, esperávamos que o atual governador fizesse uma administração democrática, voltada para o bem-estar da população. Porém, o que temos observado é o favorecimento aberto aos seus aliados, em contrapartida, os municípios que estão sendo liderados por gestores que não o apoiaram nas eleições, foram abandonados pelo estado, em clara retaliação. Não bastasse o abandono em que se encontra o estado, o governador prejudica ainda mais a população com a implantação de mais impostos a serem pagos principalmente pelos mais pobres. Diante de tudo isso, é inviável apoiarmos um governo que adota esse tipo de postura.

Galo>Quais serão os passos seguidos por Maura Jorge após sair da prefeitura?

Maura Jorge>Graças a Deus, estamos nos consolidando a cada dia, crescemos muito o nome Maura Jorge no último ano. O nosso projeto é continuar trabalhando pelo Maranhão, temos as eleições de 2018 que se aproximam, e estou aberta para concorrer ao cargo que Deus e o povo do Maranhão achar que devo concorrer, pois meu principal objetivo não é o poder pelo poder, mas continuar contribuindo, de alguma forma, para a retomada do desenvolvimento do nosso estado.

Galo>OQual a mensagem de ano novo que a prefeita Maura Jorge deixa aos maranhenses, em especial aos moradores de Lago da Pedra?

Maura Jorge>Que Deus continue nos abençoando, nos dando discernimento e sabedoria em nossas tomadas de decisões, que Lago da Pedra continue próspera e que o nosso Maranhão possa encontrar o caminho certo para se desenvolver e sair do crítico momento em que se encontra.

Que venha um novo ano, com saúde, amor, graça e paz aos maranhenses!