No Maranhão, Lagoa do Mato não tem nem uma pessoa com coronavírus

05/06/2020

O pequeno município de Lagoa do Mato, com a população de 11 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não registrou nenhuma infecção por Covid-19. O nome do município nem aparece no Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Lagoa do Mato encontra-se cercada por outras cidades que possuem casos confirmados de Coronavírus

Segundo a prefeitura, algumas ações colocadas em pratica pela prefeitura daquela cidade tem sido importante. A prefeitura elaborou um plano de contingência municipal exclusivo e voltado para a Covid-19 e tal plano é revisado a cada semana e mediante qualquer tipo de suspeita, novas medidas são tomadas.

Equipes trabalham na desinfecção dos principais pontos da cidade, principalmente, onde circulam um número maior de pessoas.

A secretaria de saúde do município tem acompanhado os pacientes crônicos, ou seja, àqueles considerados do grupo de risco perante o vírus. Além disso, a prefeitura realiza campanhas de conscientização através de carros de som, cartazes e vinhetas para que a população tome toda os cuidados necessários.

A prefeitura instalou também barreiras sanitárias com o apoio da PM e usam o termômetro digital para medir a temperatura de todas as pessoas que entram no município. Foi criado ainda um plantão psicológico para ajudar os profissionais da saúde que em muito dos casos, ficam aflitos com à pandemia que se aproxima do município.

Em Lagoa do Mato, todas as pessoas que chegam de outros municípios, estados ou Países, passam a ser acompanhados pelas equipes de saúde e eles devem cumprir rigorosamente com o isolamento social.

Foi criado um comitê de enfrentamento composto por membros de vários setores da sociedade civil organizada. Esse comitê acompanha de perto o controle epidemiológico e com isso, o monitoramento encontra-se sob total controle.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica da prefeitura de Lagoa do Mato, Larissa Nunes, a gestão do prefeito Alex Duarte acredita no trabalho integrado das equipes e de todas as secretarias. Para ela, o motivo principal em que leva o município a não contar sequer com um caso de Coronavírus, deve-se também ao apoio da população em cumprir com os decretos.