Mães são presas após abandonarem crianças em casa sozinhas e irem encher a cara de cachaça em bar, em Bom Jardim

20/10/2019

Jaciara Carvalho e Maria de Fátima Rodrigues foram presas em flagrante
Jaciara Carvalho e Maria de Fátima Rodrigues foram presas em flagrante

Cinco crianças entre três e 11 anos, foram resgatadas de uma casa onde foram deixadas sozinhas sem comida e com péssimas condições de higiene pelas duas mães, no município de Bom Jardim, localizado a 275 km de São Luís. De acordo com o Conselho Tutelar, além dos maus tratos, a suspeita é de que as crianças também tenham sofrido abuso sexual.

A denúncia foi recebida pelo Conselho Tutelar que acionou a Polícia Militar. Ao chegar ao local, foi constatado que os menores estavam sozinhos em casa e que era comum as mães deixarem eles sem comida. Na casa, os policiais encontraram uma grande quantidade de sujeira, garrafas de bebidas alcoólicas e preservativos espalhados.

"Totalmente em estado de abandono, as mães tinham saído meio-dia e até então, não haviam almoçado, nem jantado. Algumas delas estavam chorando desesperadas", disse Otaniel Lacerda, conselheiro tutelar.

As cinco crianças foram deixadas sozinhas pelas mães em Bom Jardim (MA)
As cinco crianças foram deixadas sozinhas pelas mães em Bom Jardim (MA)

O Conselho Tutelar também foi informado de que as crianças estavam sendo abusadas sexualmente por homens que eram levados pelas mães para a residência. A denúncia foi constatada pelas próprias crianças, que contaram com detalhes aos conselheiros sobre os abusos.

"Tem forte suspeita, até pelo que a gente presenciou dentro da casa, muito preservativo, muita bebida alcoólica e o relato das crianças é o que assusta. A riqueza de detalhes que elas contam onde eram as camas e o que faziam esses homens quando chegavam lá tarde da noite, o que eles faziam na frente das crianças e com as crianças", disse Otaniel Lacerda.

Local estava em péssimas condições de higiene
Local estava em péssimas condições de higiene

Jaciara Carvalho e Maria de Fátima Rodrigues foram encontradas pelos policiais bebendo em um bar localizado na rodoviária de Bom Jardim. As duas foram presas em flagrante pela polícia por abandono de incapaz.

Segundo o Conselho Tutelar, as duas já possuem passagem pelo órgão pela mesma prática. Além disso, uma das mães já havia perdido a guarda dos filhos, mas as crianças continuavam com ela porque o pai permitia.

Além disso, foi constatado que as crianças estavam matriculadas na escola mas não frequentavam. Após terem sido resgatadas, eles foram entregues aos avós maternos e a uma tia.

Fonte: G 1