Em Timon, Prefeitura incentiva homens a cuidarem da saúde

20/11/2019

As ações da mobilização da campanha Novembro Azul, no município de Timon, acontecem a todo vapor em vários pontos da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de seus órgãos. Tendo à frente a Policlínica, está sendo desenvolvida uma série de ações, com a proposta de reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentivar os homens a cuidarem da própria saúde.

Na zona urbana, a Policlínica realiza ações diariamente, com consultas médicas, coleta de PSA, agendamentos de ultrassom de Próstata, além de diversos atendimentos. No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) foi realizada palestra sobre câncer de próstata e sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, além de se realizar exames preventivos.

No Consórcio Norte, os profissionais de Saúde realizaram atendimentos para mais de 80 pessoas. O presídio Jorge Vieira também recebeu os profissionais, que levaram diversos serviços em saúde, como coleta PSA, agendamento de ultrassonografias, teste rápido HIV e sífilis, atualização de vacinas e aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de palestras alusivas à campanha e sobre diabete.

O presídio Jorge Vieira também recebeu os profissionais, que levaram diversos serviços em saúde, como coleta PSA, agendamento de ultrassonografias, teste rápido HIV e sífilis, atualização de vacinas e aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de palestras alusivas à campanha e sobre diabete.

As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) também estão realizando atendimentos intensificados e levando uma programação especial alusiva à campanha. Os bairros Mutirão e Parque Piauí já receberam serviços, os quais incluem palestras, rodas de conversas, agendamentos de ultrassons, vacinação e testes rápidos.

A zona rural também está na linha de ações da Campanha Novembro Azul. O povoado Campo Grande recebeu em sua Unidade Básica de Saúde uma comitiva da secretaria, que trabalhou palestras e roda de conversa sobre câncer de próstata e diabetes, consultas, aferição de PA, coleta de PSA, agendamentos de US de próstata e teste rápido de HIV e sífilis, além de apresentações musicais de voz e violão.

"Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores as chances de cura. E lembramos que os exames preventivos estão disponíveis o ano todo na rede pública do nosso município. Nós homens não somos super-homens e devemos cuidar da nossa saúde. Por isso, vá regularmente a uma de nossas unidades de saúde, faça seus exames preventivos e mantenha o acompanhamento da sua saúde em dias. O homem que ama sua família cuida de si", destacou o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.