Em Timon,entrevistadores do Cadastro Único participam de capacitação sobre o trabalho infantil

09/09/2019

As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) de Timon em parceria com a Vigilância Socioassistencial iniciou na sexta-feira (6) uma capacitação com os entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico), com o objetivo de reforça e orientar quanto ao preenchimento do campo relativo à identificação do trabalho infantil no formulário do cadastramento.

Quando as famílias se inscrevem no CadÚnico para ter acesso aos programas sociais seus dados são coletados pelos entrevistadores, que preenchem o formulário com informações qualificáveis, e uma dessas é sobre o trabalho infantil."É importante que o entrevistador saiba a maneira correta de abordar a família para ter acesso a essa informação e não deixar de preencher, pois só assim é possível fazer um diagnóstico sobre o trabalho infantil no município", destaca a coordenadora do AEPETI/Timon, Jessica Vieira.

A capacitação pretende, portanto que os entrevistadores façam um registro mais fundamentado, identificando com maior facilidade indícios de trabalho infantil ao longo das coletas de dados. Eles puderam entender o que de fato é o trabalho infantil, o que não é, os mitos sobre o tema, como abordar as famílias e como preencher o campo de forma adequada. Na sexta-feira (13) a capacitação continua com uma oficina prática.