Complexo cultural de Timon sera entregue em breve para a população Timonense

04/08/2020

Uma ação importante para a promoção da cultura e arte do município de Timon está prestes a ser entregue à população. A obra está em fase final e tem investimento de 2 milhões e 400 mil reais adquiridos por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Timon e o Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Caixa Econômica Federal. A criação do Complexo Cultural Maria Socorro de Macêdo Claudino é o maior investimento em cultura já realizado no município.

Na última sexta- feira (31) o Prefeito Luciano Leitoa realizou uma visita ao local, acompanhado do empresário João Claudino Júnior. O espaço de cultura receberá o nome da mãe do empresário.

"Essa obra tem uma história. Recordo-me quando o nosso saudoso João Claudino veio nesse local comigo por três vezes, para olhar o terreno que pertencia a ele. Ao conversar com ele, colocamos a nossa intenção de fazer um complexo cultural nesta área, que é bem central e que acomoda o projeto dentro dos seus limites e ele com toda a sua sensibilidade aceitou. Aqui são praticamente dois hectares, numa das áreas que mais crescem na cidade de Timon. Nenhuma cidade do Maranhão tem um complexo desse tamanho, voltado apenas para a questão cultural. Estamos felizes com a visita do João Claudino Júnior, que mesmo com tantos outros compromissos tirou um pouco do seu tempo para vir conhecer o local, que terá o nome de sua mãe, uma homenagem que havia sido definida antes mesmo do falecimento do senhor João Claudino". Destacou o Prefeito Luciano Leitoa.

O empresário João Claudino Júnior, destacou a relevância do Centro cultural.

"Poder estar aqui, mesmo nesse momento tão cercado de adversidades, com a oportunidade de conhecer pela primeira vez este projeto que impressiona, é uma satisfação muito grande. A torcida é para que se torne logo uma realidade. E a alegria é maior ainda, por ser um desejo em vida de meu pai, o empresário João Claudino Fernandes, de ver essa grande obra cultural inaugurada.", finaliza o empresário João Claudino Júnior.

ESTRUTURA

O Complexo Cultural Maria Socorro de Macêdo Claudino abrigará um dos maiores teatros do interior do Maranhão, com mais de 680 metros quadrados, capacidade para 300 espectadores sentados, além de uma completa estrutura de som e climatização, que será voltada para apresentação teatral, cinema, apresentações de dança, entre outras.

Além do teatro, o local contará com diferentes espaços voltados para exposições, eventos internos e externos, laboratório de informática, biblioteca e uma praça de eventos com mais de 5 mil metros quadrados e 12 quiosques, que serão disponibilizados em no segundo momento para cadastro de comerciantes. Um posto da Guarda Civil Municipal também será instalado no local.

"Nós teremos um espaço todo voltado para a economia criativa do município e também para a preservação do conteúdo histórico municipal. Esse espaço vai ser um local para apresentações culturais e também para que os grupos possam se reunir, que os artesãos tenham como referência e toda a população tenha como usufruir. Todo tipo de manifestação cultural será realizada aqui. A inauguração do complexo está prevista setembro", explica Saney Sampaio, Presidente da Fundação Cultural de Timon.