Caism realiza Dia Lilás no mês de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero

25/03/2019

"Foi totalmente diferente do que eu pensei; a dor está na cabeça da gente, o exame é muito rápido e não senti quase nada". Este é o depoimento de Dona Maria Neide, que realizou pela primeira vez o exame de mamografia e estava um pouco aflita com o procedimento.

O Centro de Atenção Integrado à Saúde da Mulher de Timon - Caism possui hoje um aparelho de mamografia digital, o que acelera o diagnóstico e diminui o incômodo na paciente.

"Estaremos hoje, até às 17h, realizando o maior número de atendimentos. Nosso maior objetivo é realizar esses exames integrados; a nossa paciente faz a mamografia e logo é direcionada para a citologia. Além disso, a celeridade no diagnóstico e na realização incentiva outras mulheres a procurarem o Caism e, se o diagnóstico for positivo, já encaminhamos direto para o Hospital São Marcos e isso acelera as chances de cura", explica Mazé Torres, diretora do centro.

O Dia Lilás aconteceu nesta segunda-feira (25) até as 17h no Caism, que fica localizado na Av. Teresina, nº 210, bairro Parque Piauí. Além dos atendimentos, teve consultas com o mastologista e sessões de beleza, maquiagem, corte de cabelo e escova, que já houve pela manhã e continuará até o encerramento das atividades hoje.

O Caism realiza exames de mamografia, colposcopia, citologia, vulvoscopia e consultas com mastologista e ginecologista semanalmente; as marcações são realizadas nas UBS dos bairros e no próprio Centro.

PUBLICIDADE