Povoado São Miguel recebe mutirão de atendimentos de saúde

05/12/2016

Com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica na zona rural de Timon, durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou mutirões de multiatendimento em 18 povoados. No último sábado (03.12), a equipe esteve no Povoado São Miguel, oferecendo diversos serviços de saúde à comunidade, destacando ainda a saúde no homem, pelo Novembro Azul.

Entre os serviços oferecidos, a população de São Miguel pôde ter atendimento médico, bem como marcação e encaminhamento de exames e consultas, realização de exame citológico, distribuição de medicamentos (mediante receita médica); atendimentos de enfermagem, como aferição de pressão, teste de glicemia, atualização de vacinas; e odontológico, como: escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor. Nos homens, a equipe também realizou o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que detecta a presença de câncer no organismo.

De acordo com o secretário de saúde, Márcio Sá, esta ação é realizada a cada 15 dias em uma localidade diferente e a ideia é ampliar os atendimentos em saúde à população da zona rural ainda mais no ano que vem, com a emenda do deputado estadual Rafael Leitoa, que pretende conseguir unidades móveis de saúde. "Nosso objetivo é dar atenção também para população da zona rural. Este ano realizamos 18 mutirões, e ainda faremos mais um em outra localidade antes de terminar o ano. Em 2017, pretendemos ampliar estes atendimentos nas localidades que não conseguimos ir ainda e teremos a unidade móvel, com todo o equipamento necessário para melhorar esse atendimento", explicou ele.

Da assessoria